Uma reflexão rápida

Durante uma prova, havia uma questão que intriga muitos até hoje: se seria a favor ou contra viver em sociedade. Diante deste desafio, escrevi estas linhas:
Desde o nascimento, somos acostumados a viver em sociedade. São inúmeros os benefícios e os malefícios, mas certamente muitos não iriam aguentar uma vida solitária.
Comecemos então pelos benefícios, que poderia arriscar com certeza que são mais numerosos que os malefícios: a troca de conhecimentos e experiências, a chance de continuação da espécie, maior facilidade para alcançar objetivos e talvez a mais importante: buscar a felicidade.
Porém, como tudo na vida existe o lado bom e o lado ruim, a vida em sociedade também traz malefícios inevitáveis, como a competição cada vez mais crescente e desleal, os tributos, a falta da individualidade (nos documentos, por exemplo, somos transformados em números, perdendo nossa identidade), e também a violência, que pode ser gerada a partir da competição ou do conflito de interesses.
Mas não devemos nos esquecer de que, embora o convívio social seja cheio de malefícios, todos nós viemos de um laço familiar muito forte, que por si só já nos impediria de viver sozinhos. E a chance de ser feliz se multiplica a cada dia, aprendendo, convivendo com pessoas diferentes, caindo e levantando, fazendo com que se abra um leque que sozinhos nunca iríamos abrir.

Comentários

Postagens mais visitadas