Coisas que só sentindo para entender

Apesar de continuar sendo uma incógnita, também me preocupo com o mundo a minha volta. Agora, grandes crimes estão em voga na imprensa e as pessoas julgam tudo distorcido, influenciados pela mídia, certo?
Assisti a dois documentários muito interessantes e a partir deles percebi que fica exposta a fragilidade do sistema prisional brasileiro: o abuso de poder das autoridades, a falta de organização na execução da pena dos detentos, a falta de defesa, maus tratos entre outros problemas que permanecem iguais mesmo com os avanços sociais e tecnológicos.
A sociedade, por sua vez, quer que o preso seja punido, e não se lembra de que um dia esta pessoa irá voltar para o convívio social, e se estes transgressores não são reeducados, voltam piores. Ou seja, a sociedade pouco se importa com o que acontece dentro de um presídio, o que importa mesmo é que ele esteja preso.
A lei não é cumprida como deveria, porque a corrupção e a leniência do sistema faz com que injustiças sejam cometidas e os seres humanos presos sejam reduzidos a animais, denegrindo a Constituição e seus direitos mais preciosos: a dignidade e a integridade da pessoa humana.

Comentários

Postagens mais visitadas